segunda-feira, 13 de julho de 2015

Atividade experimental: retenção e infiltração da água no solo



1) No experimento foram colocados 3 recipientes transparentes e cada um contendo um funil transparente tampado com tecido na ponta, em cada funil foram colocados diferentes tipos de solo(solo arenoso, solo seco, solo úmido). Despejamos igualmente a água nos recipientes e observamos como cada tipo de solo reagiu ao despejarmos a água:

Arenoso – A água se infiltrou rapidamente, porém não absorveu o liquido, fazendo que água seja despejada com mais facilidade. Gotejando inicialmente muita água no recipiente.

Solo seco – A água se infiltrou lentamente e absorveu uma certa quantidade do liquido, porém não gotejou água no recipiente.

Solo úmido – absorve a água mais rapidamente em comparação ao solo seco retendo grande parte da água. Inicia-se o gotejamento a partir do processo de absorção da água pelo solo, despejando no outro recipiente o que já não conseguia ser absorvido.

2) O solo úmido foi o que absorveu mais água

3) O solo arenoso a água se infiltrou com mais facilidade.

4) A teoria que formulamos é de que o solo úmido absorveu mais água, pois nos seus componentes não tinham características de solo arenoso, sendo assim um solo bem fertilizado (melhor para plantio) pelo fato de absorver maiores quantidades de sais minerais contidos na água.
O terreno arenoso por ser poroso e absorver menos quantidade de água é caracterizado um solo pobre em nutrientes e sais minerais o que ocasiona um solo ruim para plantio.


O solo seco por ser mais compactado reduz o movimento de ar e água dentro do solo o que faz com que a água se infiltre lentamente e em menor quantidade.




domingo, 12 de julho de 2015

Atividade experimental: capacidade de absorção da esponja

1) Observamos que durante o experimento  havia duas esponjas uma nova e seca e a que foi espremida. Na bucha seca tivemos a absorção de 27 ml enquanto na esponja  espremida foram absorvidos 80 ml ou seja a bucha espremida absorveu uma quantidade superior a bucha nova e seca as buchas foram submersas na água em um pote para que ouve-se a absorção.

2) A esponja  absorve água porque contem pequenos poros ,que são pequenos espaços em que a água absorvida se deposita .Quando a esponja e submersa na água seus poros se expandem e são preenchidos com água por isso a esponja quando retirada da água ainda se tem água nela os poros estão preenchidos quando espremida o líquido sai e os poros vão voltando ao normal.

3) A esponja seca absorveu menos água porque ela estava completamente seca já a esponja espremida estava úmida e facilitou a absolvição.

4 a) Sim, porque como a esponja o solo seco não absorveu a mesma quantidade do que o solo úmido e foi isso que foi representado no experimento.

b) Depende se o solo estiver sendo enrrigado pela primeira fez a absolvição será menor do que se já fora enrrigado antes .A semelhança é que ambos a esponja e o solo tem a absolvição semelhante os dois tem espaço para a passagem de água e a diferença é que no solo temos seres vivos e nutrientes e pedras e na esponja não.
Como esquecemos de gravar o procedimento feito no laboratório resolvemos refaze-lo


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Feira da Agricultura familiar


Toda sexta-feira de 09h ás 15h, é realizado na Cidade Administrativa uma feira do agricultor. Evento tem como objetivo divulgar e valorizar o trabalho dos pequenos agricultores de Belo Horizonte e região metropolitana. A exposição é feita no túnel que liga o prédio Minas ao Gerais. Os produtos  que lá são vendidos são cultivados sem agrotóxicos. O espaço que acontece a exposição não é cobrado, com o intuito de incentivar a ação.