1) Observamos que durante o experimento havia duas esponjas uma nova e seca e a que foi espremida. Na bucha seca tivemos a absorção de 27 ml enquanto na esponja espremida foram absorvidos 80 ml ou seja a bucha espremida absorveu uma quantidade superior a bucha nova e seca as buchas foram submersas na água em um pote para que ouve-se a absorção.
2) A esponja absorve água porque contem pequenos poros ,que são pequenos espaços em que a água absorvida se deposita .Quando a esponja e submersa na água seus poros se expandem e são preenchidos com água por isso a esponja quando retirada da água ainda se tem água nela os poros estão preenchidos quando espremida o líquido sai e os poros vão voltando ao normal.
3) A esponja seca absorveu menos água porque ela estava completamente seca já a esponja espremida estava úmida e facilitou a absolvição.
4 a) Sim, porque como a esponja o solo seco não absorveu a mesma quantidade do que o solo úmido e foi isso que foi representado no experimento.
b) Depende se o solo estiver sendo enrrigado pela primeira fez a absolvição será menor do que se já fora enrrigado antes .A semelhança é que ambos a esponja e o solo tem a absolvição semelhante os dois tem espaço para a passagem de água e a diferença é que no solo temos seres vivos e nutrientes e pedras e na esponja não.
Como esquecemos de gravar o procedimento feito no laboratório resolvemos refaze-lo
Nenhum comentário:
Postar um comentário