terça-feira, 1 de setembro de 2015

Atividade Experimental: Extrato de repolho roxo como indicador de ácido/base

Foram analisadas as seguintes substâncias e determinado seu PH aproximado:

 



Ácidos : é toda substância que em água produz um cátion H+. Os ácidos costumam ser bem solúveis em água. Todos os ácidos são moleculares, ou seja, formados por ligações covalentes em que há compartilhamento de elétrons. Todos os ácidos só conduzem corrente elétrica quando estão dissolvidos em água, porque quando estão em meio aquoso, eles sofrem ionização, ou seja, liberam íons.

Bases : é toda a substância que em água produz um ânion OH-. A maior parte das bases é insolúvel. As bases podem ser iônicas ou moleculares. As que possuem os metais alcalinos e alcalinoterrosos são iônicas, e as demais são moleculares.Todas as bases também conduzem corrente elétrica em solução, pois as iônicas sofrem dissociação (liberam os íons já existentes na fórmula) e as moleculares sofrem ionização, reagindo com a água e liberando íons. As bases de metais alcalinos também conduzem corrente elétrica quando estão no estado líquido (fundidas).

A importância do PH do solo: O PH ideal do solo pode variar de acordo com o que é plantado, dependendo do valor de PH atingido pelo solo, alguns micronutrientes da própria planta acabam não funcionando e muito menos conseguem assimilar os nutrientes necessários para o desenvolvimento da espécie. Para a agricultura por exemplo, o pH do solo pode ser levemente ácido, se aproximando apenas um pouco da neutralidade. Solos muito ácidos não são férteis, em  geral, quando se realiza lavouras contínuas o solo se desgasta, o que dá origem à acidez. É o pH do solo que determina de verdade se ele é ou não apropriado para cultivo de algumas espécies.





A substância presente no repolho roxo que permite que ele seja indicador de ácido/base se chama antocianina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário